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Culto Antigo - O . D . Ú
Desde: 18/02/2015      Publicadas: 13      Atualização: 09/04/2015

Capa |  iyami - Minha mãe  |  O.D.U Organização do Universo


 Ori

  19/02/2015
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Quando encontramos alguém que, apesar de enfrentar na vida uma série de dificuldades relacionadas a ações negativas ou maldade de outras pessoas, continua encontrando recursos internos, força interior extraordinária, que lhe permite sobreviver e

Quando encontramos alguém que, apesar de enfrentar na vida uma série de dificuldades relacionadas a ações negativas ou maldade de outras pessoas, continua encontrando recursos internos, força interior extraordinária, que lhe permite sobreviver e , muitas vezes, mantém resultados adequados de realização na vida , Podemos dizer , " ENIYAN KO FE KI ERU FI ASO, ORI ENI NI SO NI ", ou seja, " as pessoas não querem que você sobreviva , mas o seu ORI trabalha para você " , trazendo , essa expressão , uma importante declaração que um ORI resistente e forte é capaz de cuidar do homem e garantir -lhe a sobrevivência social e as relações com a vida , apesar das dificuldades que ele poderia ter . Essa é a razão pela qual o BORI, forma de louvação e fortalecimento do ORI utilizada em nossa religião , é feito muitas vezes , precedendo ou, até, substituindo um EBO. É feito para a pessoa encontre recursos internos adequados , esta força interior que foi dito , relacionado à sua adaptação para enfrentar as situações , ou com o reforço de seus recursos de energia e consequente integração com suas fontes de vitalidade.

Quando encontramos alguém que, apesar de enfrentar na vida uma série de dificuldades relacionadas a ações negativas ou maldade de outras pessoas, continua encontrando recursos internos, força interior extraordinária, que lhe permite sobreviver eRezas de Ori

Para nós a descobrir a importância e precedência do ORI em relação aos demais ORISA, um Itan do ODU MEJI otura , contando a história de um ORI que se perdeu no caminho que levava a forma ORUN para o AIYE , afirma: " .. . OGUN veio ORI e perguntou: " Você não sabe que você é o mais velho entre os ORISA ? Que você é o líder do ?'..." ORISA . Podemos dizer que , " ORI mi um ba bo ki a um bo ORISA " , ou seja, "Meu ORI, que tem de ser adorado antes de adorar o ORISA " e temos um oriki dedicado à ORI que diz que " Ko si ORISA ti da nigbe leyin ORI eni ", significando , "... Não existe um ORISA que apoie mais o homem do que o seu próprio ORI ...".
Quando encontramos alguém que, apesar de enfrentar na vida uma série de dificuldades relacionadas a ações negativas ou maldade de outras pessoas, continua encontrando recursos internos, força interior extraordinária, que lhe permite sobreviver e , muitas vezes, mantém resultados adequados de realização na vida , Podemos dizer , " ENIYAN KO FE KI ERU FI ASO, ORI ENI NI SO NI ", ou seja, " as pessoas não querem que você sobreviva , mas o seu ORI trabalha para você " , trazendo , essa expressão , uma importante declaração que um ORI resistente e forte é capaz de cuidar do homem e garantir -lhe a sobrevivência social e as relações com a vida , apesar das dificuldades que ele poderia ter . Essa é a razão pela qual o BORI, forma de louvação e fortalecimento do ORI utilizada em nossa religião , é feito muitas vezes , precedendo ou, até, substituindo um EBO. É feito para a pessoa encontre recursos internos adequados , esta força interior que foi dito , relacionado à sua adaptação para enfrentar as situações , ou com o reforço de seus recursos de energia e consequente integração com suas fontes de vitalidade.
É importante dizer que o ORI que nos individualiza e , conseqüentemente, nos fazem diferentes dos outros. Esta diferença é de natureza interna e nada no plano físico nos permite qualquer referencial de identificação dessas diferenças . Para assinar essa condição, talvez uma das maiores lições que possamos receber com respeito a ORI possa ser extraída do Itan ODU OSA MEJI, que reproduzimos na seqüência e é a resposta dada por IFA para Mobowu, esposa de OGUN, quando ela foi consultá-lo :
" ORI buruku ki i wu tuulu .
A ki i da ese asiweree loju mo -ona .
A lawujo ki m i ' oloye ORI.
Um dia divertido Mobowu
Ti i se obinrin Ogun.
ORI ti o Joba lola,
Enikan o mo
Ki - toko Taya pe'raa mo ni o ganho foi mo .
ORI ti o Joba lola,
Enikan mo o ".
TRADUÇÃO
"Uma pessoa de mau ORI não nasce com a cabeça diferente das outras .
Ninguém consegue distinguir os passos do louco na rua.
Uma pessoa que é líder não é diferente.
E também é difícil de ser reconhecido.
É o que foi dito Mobowu, esposa de OGUN, que foi consultar IFA.
O marido ea mulher não deve tratar-se tão mal,
Nem fisicamente , nem espiritualmente.
A razão é que o ORI vai ser coroado.
E ninguém sabe o futuro da pessoa será ".
Para os iorubás , o ser humano é descrito como feito pelos seguintes elementos : ARA, OJIJI , Okan, EMI e ORI. ARA é o corpo físico , a casa ou templo de outros componentes. OJIJI é o "fantasma" humano , é a representação visível da essência spitiual . OKAN é o coração físico, sede da inteligência, do pensamento e ação. EMI, está associado com a respiração , é o sopro divino. Quando um homem morre, diz-se que seu EMI partiu.
ORI é o ORISA pessoal, em toda a sua força e grandeza. ORI é o primeiro ORISA a ser louvado, representação particular da existência individualizada ( a essência real do ser). Ele é aquele que orienta , acompanha e ajuda a pessoa desde antes do nascimento , durante toda a vida e depois da morte , fazendo referência a sua caminhada ea assistindo no cumprimento de seu destino.
ORI em iorubá tem muitos significados , o sentido literal é cabeça física , símbolo da cabeça interior (ORI INU ). Espiritualmente, a cabeça como o ponto mais alto (ou superior) do corpo humano representa o ORI.
Enquanto ORISA pessoal de cada ser humano , certamente ele está mais interessado na realização e felicidade de cada homem e mulher do que qualquer outro ORISA. Da mesma forma , mais do que ninguém , ele conhece as necessidades de cada ser humano em sua caminhada pela vida, no sucesso e fracasso de cada um, e tem os recursos adequados e todos os indicadores que permitem a reorganização dos sistemas pessoais referentes para cada indivíduo. Reforçando esta questão temos um oriki que nos diz:
" ORI eni lo nda
Esi ondaye ORISA lo NPA ENI da
O NPA ORISA da
ORISA lo pa nida
Bi ISU ganhou dom
Aye ma pa Temi da
Ki ORI MI MA SE ORI
Ki ORI MI MA GBA Abodi "
TRADUÇÃO
" ORI é o criador de todas as coisas
ORI é aquele que faz tudo acontecer , antes que a vida acontece
Ele é o ORISA que pode mudar o homem
Ninguém consegue mudar ORISA
ORISA que muda a vida do homem com inhame cozido
AYE * , não mude o meu destino
Para o meu ORI não deixar as pessoas me desrespeitem
Que o meu ORI não me deixe ser desrespeitado por ninguém
Meu ORI , não aceite o mal. "
(* AYE conjunta das forças do bem e do mal)
Como foi dito , não existe um ORISA que apoie mais o homem do que o seu próprio ORI : um trecho do adura (reza) feito durante o assentamento de um IGBA - ORI diz:
" KORIKORI ,
Que, com o ase do próprio ORI , a
O ORI vai sobreviver
Korokoro
Da mesma forma que o ORI de Afuwape sobreviveu,
Vocês vão sobreviver.
Ele será favorável a você.
Tudo que você precisa,
Tudo o que você quer para sua vida,
É ao seu ORI que você deverá pedir.
É o ORI do homem que ouve o seu sofrimento ... "
E então o que é o ORI, de que a natureza é feita e qual o seu papel na vida do homem ? Em primeiro lugar, acredita-se que o corpo humano é constituído de duas partes: a cabeça eo suporte ORI e APERE . Acredita-se que este organismo vem à existência quando ele recebe OLODUNMARE sopro vivificador - o EMI. Este sopro foi o agente do processo de criação em seu primeiro momento e tem sido responsável pela geração e continuidade de toda a vida no Universo.
Este modelo descrito e de entendimento abrangente para todas as formas de vida , é repetido no ser humano. A cabeça eo seu suporte, ORI -APERE são formadas com os elementos básicos , enquanto o ORI- INU , interior, representa , na sua constituição, uma combinação de elementos , porções de matéria-massa que é particularizada durante o processo de modelagem de cada ORI. Ele é único e, por isso, dá a sua existência protion individual. Essa combinação "química" definirá parte da relação do homem com o mundo sobrenatural ea religião , como determina o seu ELEDA , ORISA símbolo do elemento cósmico de formação , a que chamamos IPORI , daquele ORI - INU em particular.
No Brasil , vemos , muitas vezes , o ELEDA ser chamado de ORISA - ORI, de forma simplificação da relação aqui exposta. ELEDA acordo com Juana Elbein dos Santos em "Os Nagô ea Morte "( Os Nagô ea Morte ), " refere-se à entidade sobrenatural , à matéria -massa que desprendeu uma porção de si mesmo para criar um ORI , consequentemente Criador de cabeças individuais ... "
Ainda segundo o autor, "a matéria com o qual são modelados os ORI individuais indicará que tipo de trabalho é mais conveniente, proporcionando satisfação e permitindo a cada pessoa para alcançar a prosperidade. EWO Indica também as proibições - o que lhe é proibido comer , por causa da o elemnt com o qual o seu ORI foi modelado ".
Ou seja, o EWO representa a proibição de o indivíduo em " comer "que contém a mesma "matéria" a partir do qual foi retirada uma porção para modelagem do ORI. Não obedecer a essa proibição traz uma disfunção energética de consequências profundamente negativas para o equilíbrio da pessoa no plano orgânico, no emocional e nas condições de cumprir o programa " particular " de sua existência.
Temos falado sobre a natureza ea constituição do ORI. Agora, qual é o seu papel na vida de um homem ? O conceito de ORI está intimamente ligado com o destino pessoal e de gestão para cumprir esse destino. Um Itan do ODU Ogunda MEJI, nos dá a exata dimensão do assunto quando se refere a correspondência entre o ORI eo homem ea relação de causa e efeito existente nesta correspondência :
"... ORI , eu te saúdo !
O que é sábio,
Foi feito sábio pelo próprio ORI.
O único que é tolo ,
fooler foi feita de um pedaço de inhame,
Pelo próprio ORI ... "
No ODU OGBEYONU (Ogbe Ogunda ) vamos encontrar, "... Quando eu acordar de manhã eu coloquei minha mão no ORI. ORI é fonte de sorte. ORI é ORI !...". Um oriki dedicado à ORI , mostrando o papel que ORI tem na vida de cada pessoa reagrding sua relações com outras pessoas e as condições de realização e progresso em todos os empreendimentos da vida, nos diz:
" ORI mi
Mo ke o pe o
ORI mi
A je ep
ORI mi
Wa je mi o
Ki ndi olowo o
Ki ndi olola
Ki ndi eni um pecado pe
Laye
O, ORI mi
Lori uma Jiki
ORI mi lori um ji mo yo
Laye "
TRADUÇÃO
"Meu ORI
Eu grito chamando por você
Meu ORI,
Responda-me
Meu ORI,
Venha me atender
Para mim, ser uma pessoa rica e bem sucedida
Para mim, ser uma pessoa que respeita everynoe
Oh, meu ORI !
A ser louvado pela manhã,
Que todos encontrem alegria comigo "
Toda existência no universo da Criação se processa em dois planos : o mundo visível, o AIYE , universo concreto que habitamos , eo mundo invisível, ORUN , onde habitam os seres sobrenaturais e os duplos "de tudo o que se manifesta em o AIYE . Eles não são , como é possível pensar , mundos independentes ou rigidamente separados . Na realidade podemos afirmar que o AIYE é uma "projeção" da realidade essencial que se processa no ORUN.
Como diz o Prof Dr. Iyakemi Ribeiro, em seu livro " Alma Africana no Brasil: iorubás os " (Africano Soul no Brasil: os iorubás ), " Para o africano o visível é uma manifestação do invisível. Além das aparências encontra-se o realidade , o significado , o ser que através das aparências se manifesta. Sob toda manifestação viva reside uma força vital: de Deus a um grão de areia , o universo africano é sem costura . (Erny, 1968:19 ) Universo de correspondências, analogias e interação , onde o homem e todos os demais seres constituem uma única rede de forças. "
É necessário compreender que AIYE e ORUN constituem uma unidade, como expressões de dois níveis de existência, são inseparáveis e complementares . Essa unidade é simbolizada por IGBA - ODU , uma bacia formada de duas metades , onde a parte mais inferior representa o AIYE ea parte superior de um ORUN. No interior, os "elementos indispensáveis à existência individualizada ". Poderia ser representada por uma figura e sua imagem refletida no espelho não há plena identidade entre elas, uma é apenas uma imagem invertida da outra.
Podemos dizer nesta situação que o AIYE é a imagem refletida do ORUN. Essa analogia provavelmente explica a situação conhecida de que os ODU, quando vieram do ORUN para o AIYE , tiveram sua ordem invertida. Ou seja, apesar do fato de que, no AIYE considera-se que EJIOGBE MEJI é o mais antigo dos ODU , todo Babalawo saúda Òfún MEJI, ou ORANGUN MEJI como é também conhecido , na sua realeza, dizendo: ODU eepa ! , elogiando sua antiguidade e sua precedência efetiva.
Temos assim que toda a existência no AIYE reflete uma situação precedant no ORUN. A existência no AIYE implica em processar uma "modelagem" anterior no ORUN , a partir da qual porções de massa mattter que constitui a base da existência genérica são tomadas em fragmentos particulares e vão constituir a manifestação dessa existência em forma individualizada no AIYE .
Esses elementos matrizes possuem , por consequência, dupla existência : um presente no ORUN ea outra dando vitalidade ou formação às diferentes partes que formam "realidade" individualizada de vida. A esses fragmentos particulares retirados da massa genitora chamamos IPORI e é ele, IPORI , que irá determinar o ORISA que cada pessoa culto será no AIYE, condicionando também sua instrumentalização particular na relação com a vida eo repertório possível de escolhas que o pessoa pode fazer.
É importante reforçar que ORUN não tem o mesmo significado do céu, como AIYE não tem a mesma representação que terra . ORUN - AIYE nos trazem conceitos muito diferentes do céu -terra, os conceitos que nos acostumamos com a causa das condições sincrético de ORISA religião no Brasil . Para a terra par -céu correspondem os conceitos de SANMO - ILE.
Sobre o destino HUMANOS
Podemos perceber que a compreensão do papel que ORI desempenha na vida de cada homem está profundamente relacionada com a crença da predestinação que a aceitação de que o êxito ou o fracasso de um homem depende muito do destino pessoal que ele traz de ORUN. Esse destino pessoal é chamado KADARA ou IPIN e é entendido que o homem recebe no mesmo momento que ele escolhe livremente o ORI com que ele virá à terra.
ORI desempenha um papel importante para os seguidores de IFA. Em que acreditamos que escolhemos nossos próprios destinos . E fazemos isso através ORISA IJALA MOPIN . A esfera de ação do IJALA é junto a OLODUNMARE e é ele que sanciona as escolhas de destino que fazemos. Essas escolhas são documentadas pelas divindades que chamamos de ALUDUNDUN . Um verso de IFA explica esta questão :
" Você disse que ia tomar o seu ORI.
Você sabia onde Afuwape tomou seu ORI ?
Você poderia ter ido lá para apanhar o seu.
Nós pegamos nossos ORI nos domínios da IJALA,
Desta forma, somente nossos destinos diferem ".
IJALA é responsável pela modelação da cabeça humana, e acredita-se que o ORI eo ODU signo regente de seu destino que escolhemos , determina nossa fortuna ou atribulações na vida . IJALA , embora notável em sua habilidade , não é muito responsável e, por isso, muitas vezes modela cabeças defeituosas: pode esquecer de colocar alguns acabamentos ou detalhes desnecessários , ou ele pode, ao levá -las ao forno para queimar, deixá-los por um tempo muito longo ou curto. Essas cabeças se , potencialmente fracas, incapazes de empreender a longa jornada para a terra sem danos. Se, infelizmente, um homem escolhe uma dessas cabeças mal modeladas, estará destinando a fracassar na vida.
Durante sua viagem à terra , a cabeça que não ficou tempo suficiente no forno ou ficou muito, não pude resistir aos efeitos de uma chuva forte e chegará mais danificada ainda. Todo o esforço para obter sucesso na vida terrena terá grande parte de seus efeitos desviada para reparar tais defeitos.
Mas, se o homem tem a sorte de escolher uma das cabeças realmente boas, tornar-se próspero e bem sucedido na vida , uma vez que a cabeça chega intacta e seus esforços redundam em construção real de tudo aquilo que se proponha a cumprir.
O trabalho árduo trará, ao homem afortunado em sua escolha, excelentes resultados, uma vez que nada de seus esforços são necessários para reparar a própria cabeça . Assim, para usufruir o sucesso potencial que a escolha de um bom ORI acarreta , o homem deve trabalhar arduamente. Aqueles , porém, que escolheram um mau ORI têm poucas esperanças de progresso , mesmo que continue a fazer esforços.
Sendo estes os pressupostos , retomamos as perguntas : Como saber se a opção do próprio ORI foi boa ou ruim? Pode um homem conhecer as potencialidades da sua própria cabeça ou da cabeça de alguém ?
O jogo de adivinhação IFA dá o conhecimento do commandements do próprio ORI e permite que a pessoa possa conhecer os seus ORISA ou IRUNMALE que deve ser adorado e conhecer o seu EWO - proibições quanto ao consumo de alimentos, uso de cores e comportamento moral .
Muitas referências são feitas às relações entre ORI eo destino pessoal. O destino descrito como IPIN ORI ORI pode ser dividido em três partes: AKUNLEYAN , AKUNLEGBA e AYANMO .
AKUNLEYAN é o pedido que você fez nos domínios da IJALA o que você gostaria em seu período na terra: o número de anos que você gostaria de passar sobre a terra , os tipos de sucesso que você espera obter , os tipos de parentes que você deseja ter .
AKUNLEGBA são aquelas coisas dadas a alguém para ajudar no cumprimento da presente desejos. Por exemplo: uma criança que deseja morrer na infância pode nascer em um momento de epidemia para garantir a sua morte.
AYANMO é a parte do nosso destino que não pode ser mudada: nosso gênero (sexo) ou a família em que nasceram , por exemplo.
Ambos, AKUNLEYAN AKUNLEGBA e podem ser modificados para fins bons ou maus, dependendo das circunstâncias .
Assim, o destino descrito como IPIN ORI é ORI pode sofrer desvios como conseqüência de ações de pessoas más chamadas filhos ARAYE do mundo, também chamadas AIYE o mundo ou, ainda, inimigos ELENINI - implacáveis (amargos, sádicos, inexoráveis) de pessoas.
Entre elas você vai encontrar as bruxas AJE feminino - e as bruxas OSO masculino - os envenenadores e todos aqueles que se dedicam a práticas malignas com intuito de estragar qualquer oportunidade de sucesso humano.
Sacrifício e ritual podem ajudar a melhorar as condições desfavoráveis que podem ser resultados de tais imprevisível más obras.
Todo ORI , embora criado bom , está sujeita a alterações. Vimos que as bruxas , as pessoas más ea própria conduta podem transformar negativamente um ORI, sendo sinal dessa transformação uma cadeia interminável de infelicidades na vida de um homem , apesar de seus esforços para melhorar a sua vida.
O ORI, entidade parcialmente independente , considerado uma divindade em si próprio , é cultuado entre outras divindades, recebendo oferendas e orações. Quando ORI INU está bem, todo o ser está em boas condições.
Como foi dito , nossos ORI espirituais são por eles mesmos subdivididos em dois elementos : APARI- INU e ORI APERE - APARI- INU representa o caráter (natureza), ORI APERE representa destino.
Uma pessoa pode vir à Terra com um destino maravilhoso , mas se ele ou ela vem com mau caráter (natureza) , a possibilidade de o cumprimento desse destino é severamente comprometida.
O destino também pode ser afetada pela pessoa de personalidade própria . Um bom destino deve ser sustentado por um bom caráter .
É como uma divindade: se bem cultuado concede sua proteção . Assim, o destino humano pode ser arruinado pela ação do homem. IWA RE LAYE Yii NI YOO DA O Lejo , ou seja, - " Seu caráter , na terra, vai dar a sentença contra você ".
  Web site: Ori  Autor: Paulo Ganga


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