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Culto Antigo - O . D . Ú
Desde: 18/02/2015      Publicadas: 13      Atualização: 09/04/2015

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 Ori

  25/02/2015
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IJALA é responsável pela modelação da cabeça humana, e acredita-se que o ORI e o ODU - signo regente de seu destino que escolhemos, determina nossa fortuna ou atribulações na vida...

Ajalà Mopin

IJALA é responsável pela modelação da cabeça humana, e acredita-se que o ORI e o ODU -
signo regente de seu destino que escolhemos, determina nossa fortuna ou atribulações na
vida, como foi dito. IJALA, embora notável em sua habilidade, não é muito responsável e,
por isso, muitas vezes modela cabeças defeituosas: pode esquecer de colocar alguns
acabamentos ou detalhes desnecessários, como pode, ao levá-las ao forno para queimar,
deixá-las por um tempo demasiado ou insuficiente.
Tais cabeças tornam-se assim, potencialmente fracas, incapazes de empreender a longa
jornada para a terra, sem prejuízos. Se, desafortunadamente, um homem escolhe uma
dessas cabeças mal modeladas, estará destinando a fracassar na vida.

IJALA é responsável pela modelação da cabeça humana, e acredita-se que o ORI e o ODU - signo regente de seu destino que escolhemos, determina nossa fortuna ou atribulações na vida...Ajalà Mopin

IJALA é responsável pela modelação da cabeça humana, e acredita-se que o ORI e o ODU -
signo regente de seu destino que escolhemos, determina nossa fortuna ou atribulações na
vida, como foi dito. IJALA, embora notável em sua habilidade, não é muito responsável e,
por isso, muitas vezes modela cabeças defeituosas: pode esquecer de colocar alguns
acabamentos ou detalhes desnecessários, como pode, ao levá-las ao forno para queimar,
deixá-las por um tempo demasiado ou insuficiente.
Tais cabeças tornam-se assim, potencialmente fracas, incapazes de empreender a longa
jornada para a terra, sem prejuízos. Se, desafortunadamente, um homem escolhe uma
dessas cabeças mal modeladas, estará destinando a fracassar na vida.
Durante sua jornada para a terra, a cabeça que permaneceu por tempo insuficiente ou
demasiado no forno, poderá não resistir à ação de uma chuva forte e chegará mais
danificada ainda. Todo o esforço empreendido para obter sucesso na vida terrena terá
grande parte de seus efeitos desviada para reparar tais estragos.
Pelo contrário, se um homem tem a sorte de escolher uma das cabeças realmente boas,
tornar-se próspero e bem sucedido na terra, uma vez que sua cabeça chega intacta e seus
esforços redundam em construção real de tudo aquilo que se proponha a realizar.
O trabalho árduo trará, ao homem afortunado em sua escolha, excelentes resultados, já que
nada é necessário dispender para reparar a própria cabeça. Assim, para usufruir o sucesso
potencial que a escolha de um bom ORI acarreta, o homem deve trabalhar arduamente.
Aqueles, entretanto que escolheram um mau ORI têm poucas esperanças de progresso,
ainda que passem o tempo todo se esforçando.
Sendo estes os pressupostos, retomamos as perguntas: Como saber se a escolha do próprio
ORI foi boa ou má? Pode um homem conhecer as potencialidades da própria cabeça ou da
cabeça de outrem?
O Jogo divinatório de IFÁ possibilita que a pessoa tome conhecimento dos desígnios do
próprio ORI, saiba a respeito do ORISA ou IRUNMALE que deve ser cultuado e conheça
seus EWO - proibições quanto ao consumo de alimentos, uso de cores e condutas morais.
Muitas referências são feitas às relações entre ORI e o destino pessoal. O destino descrito
como IPIN ORI - a sina do ORI - pode ser dividido em três partes: AKUNLEYAN,
AKUNLEGBA E AYANMO.
AKUNLEYAN é o pedido que você fez no domínio de IJALA - o que você gostaria
especificamente durante seu período de vida na terra: o número de anos que você desejaria
passar na terra, os tipos de sucesso que você espera obter, os tipos de parentes que você
deseja.
AKUNLEGBA são aquelas coisas dadas a um indivíduo para ajudá-lo a realizar esses
desejos. Por exemplo: uma criança que deseja morrer na infância pode nascer durante uma
epidemia para garantir a morte dele ou dela.
AYANMO é aquela parte do nosso destino que não pode ser mudada: nosso gênero (sexo)
ou a família em que nascemos, por exemplo.
Ambos, AKUNLEYAN e AKUNLEGBA podem ser alterados ou modificados quer para bom
ou para mau, dependendo das circunstâncias.
Assim o destino descrito como IPIN ORI - a sina do ORI pode sofrer alterações em
decorrência da ação de pessoas más chamadas como ARAYE - filhos do mundo, também
chamadas AIYE - o mundo ou ainda, ELENINI - implacáveis (amargos, sádicos, inexoráveis)
inimigos das pessoas.
Entre estes encontram-se as ÀJÉ - bruxas, os OSO - feiticeiros, os envenenadores e todos
aqueles que se dedicam a práticas malignas com intuito de estragar qualquer oportunidade
de sucesso humano.
Sacrifício e ritual podem ajudar a melhorar as condições desfavoráveis que podem ter
resultados destas maquinações maléficas imprevisíveis.
Todo ORI, embora criado bom, acha-se sujeito a mudanças. Vimos que feiticeiros, bruxas,
homens maus e a própria conduta podem transformar negativamente um ORI, sendo sinal
dessa transformação uma cadeia interminável de infelicidades na vida de um homem a
despeito de seus esforços para melhorar.
O ORI, entidade parcialmente independente, considerado uma divindade em si próprio, é
cultuado entre outras divindades, recebendo oferendas e orações. Quando ORI INU está
bem, todo o ser do homem está em boas condições.
Como foi dito, nossos ORI espirituais são por eles mesmos subdivididos em dois elementos:
APARI-INU e ORI APERE - APARI-INU representa o caráter (natureza), ORI APERE
representa o destino.
Um indivíduo pode vir para a terra com um destino maravilhoso, mas se ele ou ela vem com
mau caráter (natureza), a probabilidade de desempenho (cumprimento, execução) desse
destino é severamente comprometida.
O destino também pode ser afetado, então, pelo caráter da própria pessoa. Um bom destino
deve ser sustentado por um bom caráter.
Este é como uma divindade: se bem cultuado concede sua proteção. Assim, o destino
humano pode ser arruinado pela ação do homem.
IWA RE LAYE YII NI YOO DA O LEJO, ou seja, - "Seu caráter, na terra, proferirá sentença
contra você".
No ODU de OGBEOGUNDA, IFÁ diz:
"Um pilão realiza três funções
Ele tritura inhame
Ele tritura índigo
Ele é usado como uma tranca atrás da porta
Foi feito um jogo adivinhatório para Oriseku, Ori-Elemere e Afuwape
Quando eles foram escolher seus destinos nos domínios de IJALA - MOPIN
Foi solicitado para eles que realizassem rituais
Somente Afuwape realizou os rituais que foram solicitados
Ele, em consequência, tornou-se muito afortunado
Os outros lamentaram, disseram que se soubessem onde Afuwape escolheria seu ORI, eles
teriam ido até lá para escolher os seus também.
Afuwape respondeu que, embora seus ORI fossem escolhidos no mesmo lugar, seus
destinos é que diferiam."
A questão que aí se apresenta é que somente Afuwape mostrou bom caráter. Respeitando
sua crença e realizando seus sacrifícios, ele trouxe as bênçãos potenciais de seu destino
para a efetiva realização. Seus amigos Oriseku e Ori-Elemere falharam em mostrar bom
caráter pela recusa em realizar seus rituais e, por isso, suas vidas sofreram as
consequências.
O nome IPIN está igualmente associado à ORUNMILÁ, conhecido como ELERI-IPIN - o
Senhor do Destino e que é aquele que esteve presente no momento da criação, conhecendo
todos os ORI, assistindo o compromisso do homem com seu destino, os objetivos de cada
um no momento de sua vinda para o AIYE, o programa particular de desenvolvimento de
cada ser humano e sua instrumentalização para o cumprimento desse programa.
ORUNMILÁ conhece todos os destinos humanos e procura ajudar os homens a trilhar seus
verdadeiros caminhos. Temos, assim, que um dos papeis mais importantes de IFÁ em
relação ao homem, além de ser o intérprete da relação entre os ORISA e o homem, é o de
ser o intermediário entre cada um e o seu ORI, entre cada homem e os desejos de seu ORI.
Apenas como registro, é preciso entender que esse mesmo papel ORUNMILÁ tem na
relação com os demais ORISA, sendo o intermediário entre cada um e o seu ORI. E
ORUNMILÁ, Ele mesmo, consulta IFÁ!
Nos momentos de crise, a consulta ao oráculo de IFÁ permite acesso a instruções a respeito
dos procedimentos desejáveis, sendo considerados bons procedimentos os que não entram
em desacordo com os propósitos do ORI.
O ser que cumpre integralmente seu IPIN-ORI (destino do ORI), amadurece para a morte e,
recebendo os ritos fúnebres adequados, alcança a condição de ancestral ao passar do AIYE
para o ORUN.
Há a crença na existência de duas áreas ocupadas por espíritos dos mortos: ORUN RERE -
o bom "céu", habitado pelas divindades e ancestrais, e ORUN APAADI - o "céu" de muitas
infelicidades, habitado pelos infelizes que sofreram má sorte e pelos maus, julgados pelo Ser
Supremo, segundo o ser caráter. Estes últimos ficam condenados à solidão e ao
esquecimento, sem direito a lembrança ou a aparecerem em sonhos e visões - morrem
totalmente.
ORUN RERE, por outro lado, é prazeiroso e sereno, vivendo os espíritos numa comunidade
composta de parentes e amigos. Podem também permanecer junto aos familiares e intervir
em suas atividades diárias, sendo-lhes permitido reencarnar em alguma criança nascida no
âmbito familiar.
A respeito do ORI, resta ainda lembrar que trata-se de uma divindade pessoal, a mais
interessada de todas no bem estar de seu devoto. Se o ORI de um homem não simpatiza
com sua causa, aquilo que ele deseja não pode ser concedido nem por OLODUMARE, nem
pelos ORISA.
Da mesma forma se o caráter de um indivíduo é mau, sua escolha de destino pode não se
realizar. Se nossa situação é realmente de um mau destino, e não é uma consequência de
nosso caráter ou comportamento, então nosso ORI-APERE precisa ser apaziguado.
Oferendas prescritas ou rituais devem ser realizados para nos trazer de volta a um
alinhamento saudável.
Considera-se vital para todo homem recorrer a IFÁ, sistema divinatório de consulta a
ORUNMILÁ, a intervalos regulares para tomar conhecimento do que agrada ou desagrada o
próprio ORI. Enquanto intermediário entre a pessoa e as divindades (entre as quais o próprio
ORI)
IFÁ não apenas informa sobre os desejos divinos, mas também conduz os sacrifícios
ofertados às divindades para que estas possam cumprir seu papel: ajudar os ORI a
conduzirem as pessoas à realização do próprio destino.
Se as coisas estão indo mal em sua vida, antes de apontar um dedo acusador para as
bruxas, para feitiços ou para seus inimigos, examine sua natureza.
Se Você tem por hábito maltratar as pessoas ou não considerar seus sentimentos, não
procure qualquer felicidade ou sorte em sua vida, não importando o quanto Você possa ser
bem sucedido materialmente.
Se, por outro lado, Você ajuda os outros e dá felicidade a eles, sua vida será cheia, não só
de riquezas, mas também de alegria e felicidade. No entanto, lembre-se, é decididamente
muito mais fácil alterar seu destino do que sua natureza.
"Por toda parte onde ORI seja próspero, deixe-me estar incluído,
Por toda parte onde ORI seja fértil, deixe-me estar incluído,
Por toda parte onde ORI tenha todas as coisas boas da vida, deixe-me estar incluído.
ORI, coloque-me em boa situação na vida,
Que meus pés me conduzam para onde as coisas me sejam favoráveis.
Para onde IFÁ está me levando eu nunca sei
Jogaram para Assore no início de sua vida.
Se há qualquer condição melhor do que aquela em que estou no presente,
Que possa meu ORI não falhar em colocar-me nela.
Meu ORI me ajude! Meu ORI faça-me próspero!
ORI é o protetor do homem antes das divindades."
  Web site: Ori  Autor: Paulo Ganga


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Ajalà MopinIJALA é responsável pela modelação da cabeça humana, e acredita-se que o ORI e o ODU -signo regente de seu destino que escolhemos, determina nossa fortuna ou atribulações navida, como foi dito. IJALA, embora notável em sua habilidade, não é muito responsável e,por isso, muitas vezes modela cabeças defeituosas: pode esquecer de colocar al...
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